Trabalhando com Learning Objects - parte I
O que é um learning object?
“Recursos digitais modulares, identificados e com metatags exclusivas que podem ser usadas para apoiar a aprendizagem." National Learning Infrastructure Initiative
“Qualquer entidade, digital ou não, que pode ser usada, reusada ou referenciada durante a aprendizagem apoiada por tecnologia" Learning Object Metadata Working Group of the IEEE Learning Technology Standards Committee (LTSC)
“Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem" David A. Wiley, "Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory"
“A idéia principal de ‘objetos de aprendizagem’ é quebrar o conteúdo educacional em pequenas partes que possam ser reutilizadas em vários ambientes de aprendizagem, no espírito da programação orientada a objetos" David A. Wiley
Quantas outras descrições você conhece?
Aposto que muitas.
Tradicionalmente, o conteúdo de um currículo é apresentado em blocos, com várias horas. Os objetos de aprendizagem são unidades de aprendizagem muito menores.
Um objeto de aprendizagem deve ser:
Auto-contido – Cada objeto de aprendizagem pode ser visto de forma independente.
Reutilizável – Um único objeto de aprendizagem pode ser usado em vários contextos com várias finalidades.
Agregável – Os objetos de aprendizagem podem ser agrupados em coleções maiores de conteúdo, incluindo as estruturas tradicionais de curso.
Indexado com metadados – Cada objeto de aprendizagem tem informações descritivas, permitindo que eles sejam encontrados facilmente em uma busca.
Chunking Principle - Princípio de divisão
O Chunking principle é baseado na memória de curto prazo.
De acordo com esse princípio, todas as informações devem ser apresentadas em unidades que não excedem o limite de divisão, por exemplo, nove componentes. Cada uma dessas unidades devem ter de 2 a 15 minutos de duração.
E como a memória de curto prazo de solidifica como conhecimento adquirido? Com a prática.
Novos conhecimentos e habilidades devem ser recuperados na memória de longo prazo para a transferência para o trabalho. Uma vez que o conhecimento, as habilidades e as atitudes estão gravadas no nosso sistema de memória, fica mais fácil e rápido começar a trabalhar logo em seguida.
Amanhã: Aplicando o modelo RLO/RIO da CISCO.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home