Novas possibilidades para a educação nos tempos de internet
Outro dia fiquei de falar sobre o Learning Development Cycle e sobre o Stephen Downes.
Por enquanto vou cumprir só o primeiro.
George Siemens tem chacoalhado a internet com seus artigos desde a publicação do Connectivism - A Learning Theory for the Digital Age. De lá pra cá ele criou blog, feeds, listas de discussão, wiki etc. Sempre falando sobre novas possibilidades para a educação nos tempos de internet.
No Learning Development Cycle ele traz a baila os domínios de aprendizagem. São eles:
Accretion Acquisition Transmission Emergence
Fiz aqui uma tradução rápida da apresentação desses domínios. O artigo é todo baseado nestes conceitos. Alguns termos eu não traduzi e outros fiz uma tradução livre, adaptada ao que entendi do texto como um todo.
Quem não conhece, vale a pena checar. Quem se interessar, pode baixar o arquivo aqui.
Accretion
O aprendizado é contínuo.Função do ambiente Direto à necessidade Variedade de recursos
Benefícios
Fortemente atrelado à necessidade, alta relevância, realizado em larga escala, contínuo, baseado em necessidades reais.
Desvantagens
O aluno não consegue enxergar o processo acontecendo ou pode estranhá-lo.
Papel do designer: Criar as redes, as ecologias e os ambientes. Responsável pelas novas idéias.
>> Alto controle do conhecimento pessoal
>> Alto controle da estrutura organizacional
>> Aprendizagem informal
Teoria de Aprendizagem: Conectivismo
Características do aprendizado:
O aprendizado está em redes, desloca-se rapidamente, "saber onde encontrar", realiza conexões.
Aquisição
O aluno escolhe aprender.Exploratório Investigativo O aluno se mantém no controle
Benefícios
Alta motivação, alta relevância, relacionado aos interesses pessoais do aluno.
Desvantagens
O aluno pode não ter a habilidade necessária, falta de feedback de um especialista no assunto.
Papel do designer: Garantir a disponibilidade dos recursos.
>> Alto controle do conhecimento pessoal
>> Médio controle da estrutura pessoal
>> Aprendizagem informal
Teoria: Conectivismo e Construtivismo
Características do aprendizado:
Auto-motivado, colaborativo, provém de diversas fontes.
Transmissão
Visão tradicional do aprendizado.Cursos Apostilas Instrutor no controle
Benefícios
Útil para informação estruturada, constrói base de conhecimento.
Desvantagens
Baseado no instrutor, o aluno é visto como um copo a ser completado, tempo de desenvolvimento alto, difícil medir o quanto foi aprendido.
Papel do designer: Criar cursos, workshops etc.
>> Alto controle organizacional do conhecimento
>> Alto controle da estrutura organizacional
>> Aprendizagem formal
Teoria: Behaviorismo e Cognitivismo
Características do aprendizado:
O aprendizado acontece ao receber o conteúdo, explorar novas idéias, com um alvo definido.
Emergence
O aluno reflete sobre o que foi aprendido.Metacognição Relaciona-se com experiências anteriores Cognição
Benefícios
Incentiva criatividade e inovação, relevância.
Desvantagens
Demorado, difícil, exige alta competência do instrutor.
Papel do designer: Encorajar a reflexão.
>> Alto controle do conhecimento pessoal
>> Alto controle da estrutura pessoal
>> Aprendizagem informal
Teoria: Construtivismo e Congnitivismo
Características do aprendizado:
Construído pelo próprio aluno, pessoal, subjetivo.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home