8/10/2005

Novas possibilidades para a educação nos tempos de internet

Outro dia fiquei de falar sobre o Learning Development Cycle e sobre o Stephen Downes.

Por enquanto vou cumprir só o primeiro.

George Siemens tem chacoalhado a internet com seus artigos desde a publicação do Connectivism - A Learning Theory for the Digital Age. De lá pra cá ele criou blog, feeds, listas de discussão, wiki etc. Sempre falando sobre novas possibilidades para a educação nos tempos de internet.

No Learning Development Cycle ele traz a baila os domínios de aprendizagem. São eles:


  • Accretion

  • Acquisition

  • Transmission

  • Emergence



  • Fiz aqui uma tradução rápida da apresentação desses domínios. O artigo é todo baseado nestes conceitos. Alguns termos eu não traduzi e outros fiz uma tradução livre, adaptada ao que entendi do texto como um todo.

    Quem não conhece, vale a pena checar. Quem se interessar, pode baixar o arquivo aqui.

    Accretion

    O aprendizado é contínuo.

  • Função do ambiente

  • Direto à necessidade

  • Variedade de recursos


  • Benefícios
    Fortemente atrelado à necessidade, alta relevância, realizado em larga escala, contínuo, baseado em necessidades reais.

    Desvantagens
    O aluno não consegue enxergar o processo acontecendo ou pode estranhá-lo.

    Papel do designer: Criar as redes, as ecologias e os ambientes. Responsável pelas novas idéias.

    >> Alto controle do conhecimento pessoal
    >> Alto controle da estrutura organizacional
    >> Aprendizagem informal

    Teoria de Aprendizagem: Conectivismo

    Características do aprendizado:
    O aprendizado está em redes, desloca-se rapidamente, "saber onde encontrar", realiza conexões.


    Aquisição

    O aluno escolhe aprender.

  • Exploratório

  • Investigativo

  • O aluno se mantém no controle


  • Benefícios
    Alta motivação, alta relevância, relacionado aos interesses pessoais do aluno.

    Desvantagens
    O aluno pode não ter a habilidade necessária, falta de feedback de um especialista no assunto.

    Papel do designer: Garantir a disponibilidade dos recursos.

    >> Alto controle do conhecimento pessoal
    >> Médio controle da estrutura pessoal
    >> Aprendizagem informal

    Teoria: Conectivismo e Construtivismo

    Características do aprendizado:
    Auto-motivado, colaborativo, provém de diversas fontes.


    Transmissão

    Visão tradicional do aprendizado.

  • Cursos

  • Apostilas

  • Instrutor no controle


  • Benefícios
    Útil para informação estruturada, constrói base de conhecimento.

    Desvantagens
    Baseado no instrutor, o aluno é visto como um copo a ser completado, tempo de desenvolvimento alto, difícil medir o quanto foi aprendido.

    Papel do designer: Criar cursos, workshops etc.

    >> Alto controle organizacional do conhecimento
    >> Alto controle da estrutura organizacional
    >> Aprendizagem formal

    Teoria: Behaviorismo e Cognitivismo

    Características do aprendizado:
    O aprendizado acontece ao receber o conteúdo, explorar novas idéias, com um alvo definido.


    Emergence

    O aluno reflete sobre o que foi aprendido.

  • Metacognição

  • Relaciona-se com experiências anteriores

  • Cognição


  • Benefícios
    Incentiva criatividade e inovação, relevância.

    Desvantagens
    Demorado, difícil, exige alta competência do instrutor.

    Papel do designer: Encorajar a reflexão.

    >> Alto controle do conhecimento pessoal
    >> Alto controle da estrutura pessoal
    >> Aprendizagem informal

    Teoria: Construtivismo e Congnitivismo

    Características do aprendizado:
    Construído pelo próprio aluno, pessoal, subjetivo.

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