A internet pode ser gerida?
Nós estamos testemunhando o desenrolar da história do cadastro geral de usuários da internet no Brasil.
Pra quem ainda não parou para prestar atenção, o governo brasileiro pretende manter um cadastro detalhado dos usuários de internet no Brasil utilizando as contas de e-mail. Todo mundo que tiver uma conta de e-mail em um provedor brasileiro, realizará o cadastro. Algo como foi o cadastro de usuários de celulares pré-pagos, mais detalhado.
A intenção é inibir a pedofilia e outros crimes digitais. Bem como o cadastro de celulares não conseguiu impedir que os bandidos usassem um aparelho para comandar crimes de dentro das cadeias, acredito que esse cadastro também não ajude em nada. O governo brasileiro não pode regir o GMail, por exemplo. Depois que o e-mail Google se associou ao Orkut, quase todo brasileiro que usa a internet tem uma conta. Pois então?
Bom, enquanto ninguém pára para ler com atenção o Small Pieces Loosely Joined e desistir de idéias mirabolantes sobre como controlar algo que é incontrolável por natureza, como a internet, você pode conferir o webcast do seminário comandado por David Isenberg, do Harvard Law School, sobre modelos de gestão da internet.
Se a internet pode ser gerida, nós ainda não descobrimos, mas pelo menos essas idéias são um pouco mais sensatas que as do governo brasileiro.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home