Instructional Design e o ADDIE Model – parte IV (final)
Implementation / Implementação
Agora é a hora de colocar o plano em prática.
Com o material na mão, o programa é implementado de acordo com a estratégia (Que foi definida onde? Na fase de Análise — você não vai se livrar dela tão cedo...).
Evaluation / Avaliação
Essa avaliação não é a avaliação do aluno! É a avaliação da eficiência do programa.
Você pode estruturar essa fase com uma turma piloto, com uma avaliação de reação no fim do treinamento. Existem várias maneiras e você pode empregar uma, duas, três ou todas.
Com os resultados colhidos pela Avaliação você vai poder verificar a eficiência do treinamento, comparando-os com os objetivos traçados na fase de Análise. Isso mesmo, só aqui termina o seu relacionamento com a fase de Análise.
Entendeu agora o que eu disse sobre a bola de neve?
Para saber mais:
ISD Is Like Building A Deli Sandwich
ADDIE Model
ADDIE
The ADDIE Instructional Design Model
A Systematic Approach to Developing Multimedia Products
Rationale of Instructional Design Model
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home