10/20/2005

Instructional Design e o ADDIE Model – parte IV (final)

Implementation / Implementação

Agora é a hora de colocar o plano em prática.

Com o material na mão, o programa é implementado de acordo com a estratégia (Que foi definida onde? Na fase de Análise — você não vai se livrar dela tão cedo...).

Evaluation / Avaliação

Essa avaliação não é a avaliação do aluno! É a avaliação da eficiência do programa.

Você pode estruturar essa fase com uma turma piloto, com uma avaliação de reação no fim do treinamento. Existem várias maneiras e você pode empregar uma, duas, três ou todas.

Com os resultados colhidos pela Avaliação você vai poder verificar a eficiência do treinamento, comparando-os com os objetivos traçados na fase de Análise. Isso mesmo, só aqui termina o seu relacionamento com a fase de Análise.

Entendeu agora o que eu disse sobre a bola de neve?

Para saber mais:
ISD Is Like Building A Deli Sandwich
ADDIE Model
ADDIE
The ADDIE Instructional Design Model
A Systematic Approach to Developing Multimedia Products
Rationale of Instructional Design Model

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home